10 dicas criativas para as crianças se divertirem em casa

Quer ganhar pontos com os filhos? Uma ótima maneira é demonstrar interesse em suas brincadeiras e, mais do que isso, se divertir junto com eles. Pensando nisso, a Vece Urbanismo separou 10 dicas muito criativas para as crianças se divertirem em casa ou no condomínio, para te provar que é possível ter diversão e lazer sem precisar sair do aconchego.

Neste período de pandemia, é comum que as crianças fiquem um pouco entediadas dentro de casa. Apesar de que as atividades rotineiras estejam voltando aos poucos, muitos lugares ainda estão fechados ou funcionando com horários reduzidos. Contudo, nem tudo está perdido! Que tal fazer a alegria da criançada com atividades diferentes que elas vão adorar?

Já vai soltando a criança dentro de você e boa leitura!

 

1) Crie um cinema

Para começar essa lista com o pé direito, uma dica super fácil: transforme sua sala em um cinema. Decore o ambiente, espalhe almofadas no chão, ajuste a iluminação, faça pipocas e prepare tudo como se vocês realmente estivessem em uma rede real, com bancadas fictícias de caixas e informações.

Selecione algumas opções de filmes e deixe com que as crianças escolham. Os chocolates, balas e pipoca podem ser “comprados” em troca de um abraço, um beijo, ou uma dança engraçada, por exemplo.

 

2) Jogos de tabuleiro

Muito mais populares antigamente, os jogos de tabuleiros continuam sendo uma ótima opção para se divertir e para trabalhar o lado lógico das crianças. Faça um campeonato com prêmios simbólicos para ambas as equipes e lembre-os que o importante é competir, não ganhar. Prepare um ambiente confortável, que pode ser em uma mesa, no chão ou até mesmo em um gramado.

 

3) Incentive a leitura

Assim como os jogos de tabuleiro, livros são uma ótima opção para diminuir o tempo dos filhos em frente a televisão, vídeo game ou celular. Incentive a leitura para eles e deixe livros sempre disponíveis na estante e por perto para que esse hábito se torne natural. Lembre-se de disponibilizar livros que despertem o interesse deles, com figuras, coloridos e de algum assunto ou personagem que eles já gostem.

 

4) Vá para a cozinha

Prepare um bolo ou alguma guloseima com as crianças e proporcione momentos de afeto em família. Além de ser super divertido, essa é uma atividade que pode ser um ótimo estímulo para diversificar e estimular habilidades que favorecem o desenvolvimento. Além disso, cozinhar com os filhos também ensina cooperação e cria responsabilidade.

Existem diversas opções para se deliciar, como cupcakes, gelatina, mousse e pudim. Pode ser que a cozinha fique um pouco bagunçada, mas as lembranças de um bom momento com certeza valerão a pena.

 

5) Piquenique

Mesmo que seja no seu quintal ou na área de lazer do prédio, um piquenique vai tirar seus filhos da rotina e deixá-los muito animados. Prepare suas guloseimas preferidas, pode até mesmo ser depois de já terem passado um momento juntos na cozinha, conforme o tópico anterior. Utilize garrafas térmicas para colocar as bebidas e copos de plástico. Se tiver disponível em casa, utilize uma toalha xadrez para incorporar de vez o clima de piquenique.

 

6) Itens recicláveis

Ensine seu filho a ser sustentável, mas não deixe que o ensinamento se torne maçante. Por exemplo, você pode ajudá-lo a criar itens de decoração reciclados para a casa, com papéis, plásticos e papelão. Isso o deixará bastante motivado e orgulhoso.

Na internet existem diversos vídeos ensinando o passo a passo para colocar a mão na massa. Existem objetos realmente muito bonitos que você poderá utilizar na decoração da varanda e até no quarto da criança.

 

7) Oficina de arte

Criança adora desenhar porque estimula a criatividade. Então separe papéis de diversos tipos, cores e texturas, tesoura sem ponta, lápis de cor, cola, giz de cera, canetinha, pincéis, tinta e dê asas à imaginação de seus filhos. Não se esqueça de forrar o chão com papelão ou jornal para facilitar a hora da limpeza depois.

Essa é uma atividade que estimula a capacidade cognitiva, a habilidade motora, a concentração e até mesmo a aptidão à comunicação.

 

8) Caça ao tesouro

Crie algumas charadas e faça com que eles tenham que desvendá-las em troca de prêmios. Escolha lugares estratégicos para esconder as pistas ou objetos. Se morar em condomínio, melhor ainda, pois você terá a disposição mais espaço para organizar. Com certeza a tarde dos seus filhos serão muito animadas assim, principalmente se todos da família participarem, inclusive seu (a) cônjuge.

 

9) Karaokê

Hoje em dia é muito fácil cantar em um karaokê. Na internet existem disponíveis diversos vídeos com as letras da música e sem a voz do artista para que a gente cante por cima. Se tiver um microfone, melhor ainda. Conecte tudo a uma caixa de som e deixe seus filhos cantarem suas músicas preferidas. E não tenha vergonha, cante junto com eles você também.

Só fique atento ao barulho. Mas fique tranquilo porque até às 22h está liberado, viu?

 

10) Acampamento

Crie cabanas com os lençóis e transforme sua casa em um acampamento. Coloque-os por cima de cadeiras e móveis para simular uma barraca e conte histórias de fantasias com uma lanterna, cante músicas, faça jogos ou até mesmo assistam a um filme. Leve os colhões, coloque mesinhas e luzinhas para decorar. Deixe a criatividade fluir.

Pode dar um pouco trabalho, mas é uma atividade que faz muito sucesso com as crianças.

 

 

E aí, ficou animado (a) para uma tarde ou uma noite de muita diversão com os filhos? Aproveite esses momentos para construir boas recordações que com certeza eles irão levar até mesmo para a fase adulta.

Se você gostou das dicas, siga a Vece Urbanismo no Instagram para receber mais conteúdos interessantes para o seu dia a dia. Aproveite para conhecer também nossos empreendimentos lindíssimos no estado de São Paulo. Você vai se apaixonar por eles.