Como se planejar para realizar o sonho da casa própria?

8 Dicas para realizar o sonho da casa própria.

Descubra neste post como se planejar para realizar o sonho da casa própria. Você está em busca de finalmente adquirir sua independência e conquistar a tão sonhada casa própria? Então a Vece Urbanismo tem uma ótima notícia: você pode estar mais perto disso do que pensa. Neste artigo, separamos 8 passos cruciais para sair do aluguel e comprar ou construir seu novo imóvel próprio. Com o planejamento que você irá ler aqui hoje, com certeza ficará mais motivado em atingir esse tão esperado momento.

A principal coisa que você deve fazer – e a mais óbvia também – é cortar gastos e guardar dinheiro. Mas queremos falar além disso. Ao longo desse artigo, você vai ler algumas dicas que talvez você nunca tenha reparado antes e descobrir como realizar o sonho da casa própria. Então leia até o final!

Pegue seu café, prepare o seu cantinho e boa leitura!

 

  1. Controle de gastos

Definitivamente, esta é a dica principal e o primeiro passo para se livrar do temido aluguel. Controlar seus gastos significa saber exatamente com o que você está gastando e o quanto de dinheiro está sobrando. Para isso, tenha muito bem definido o valor de sua renda, dos seus custos fixos e dos seus custos variáveis. E como você consegue saber disso tudo? Anotando. A cada ida ao mercado, padaria ou dentista, anote. Saiu para um barzinho? Anote.

Seja em uma planilha de gastos no computador ou num aplicativo de celular, anote tudo mesmo. Pode ser um pouco difícil no começo, mas depois você vai sentir a diferença no seu balanço mensal. Com esse controle ficará mais fácil identificar onde você está gastando demais e onde é possível economizar.

 

  1. Defina metas

Uma vez organizada suas finanças e identificado onde você pode economizar, é hora de guardar dinheiro. Reserve uma porcentagem do seu salário sempre no início do mês, logo após recebê-lo. Pode ser 10, 30 ou até mesmo 50%, tudo depende das suas condições. Mas coloque isso como meta e não como uma opção. Coloque esse dinheiro em investimentos que te deem retorno e fuja da poupança.

Sim, fuja da poupança! Apesar de sermos estimulados desde jovens a abrimos uma poupança, ela já não é uma boa opção para guardar dinheiro. Hoje, existem meios muito mais rentáveis, mais seguros e que te pagam mais, como o Tesouro Direto e os Certificados de Depósito Bancário. Cada um trabalha de uma forma e tem características diferentes, mas cabe a você pesquisar e compará-los. Existem diversos vídeos na internet ensinando sobre educação financeira.

 

  1. Dê adeus ao que você não precisa

Muitas vezes, sem perceber, estamos pagando por coisas que quase não utilizamos, como um plano de celular caro com vantagens que nem sabemos que existem. Comece a avaliar seus gastos e reflita: eu realmente preciso disso?

Existem diversos fatores que você precisa considerar para economizar dinheiro, como a compra de um novo smartphone, uma viagem que possa ser adiada, roupas que estão na moda, comidas compradas por impulso, pacotes de TV à cabo etc. Apenas você poderá dizer o que realmente é fundamental nos seus gastos ou não. A dica é pensar se o que você comprando é uma necessidade ou um desejo momentâneo.

 

  1. Pesquise

Uma das etapas mais prazerosas é o momento de pesquisar qual imóvel comprar. Muitas vezes, na ansiedade de se mudar logo, é normal tomarmos atitudes precipitadas, então tenha em mente que a pesquisa é muito importante.

Considere pontos como: posso pagar? A localização é boa? O tamanho atende as necessidades da minha família? O imóvel está novo? Quem construiu?

Portanto, busque alternativas, compare preços e se atente a todos os detalhes. Afinal, você não quer surpresas depois de alguns meses, né? Por isso é muito importante contar com a ajuda de profissionais da área, como imobiliárias e construtoras. Se o imóvel for novo, melhor ainda, pois os riscos de futuros imprevistos são muito baixos.

 

  1. Avalie gastos extras

Poucas pessoas se atentam nessa fica. Tenha em mente que após a comprado seu novo imóvel, você terá gastos com futuras reformas, compra de mobiliário, pinturas, decoração e demais despesas necessárias para deixar sua casa mais confortável e do seu jeito. Mas esses pontos podem diminuir caso você opte por um empreendimento recém inaugurado.

Além disso, as contas de luz, água e gás vão te acompanhar mesmo depois da aquisição da casa própria. Por isso é importante planejar sua vida financeira, como dissemos agora a pouco.

 

  1. Não atrase os pagamentos

Muitas pessoas pensam que como estão prestes a se mudar, podem deixar as contas do aluguel acumuladas. Isso é um erro. Continue mantendo seus pagamentos em dia para evitar que o sonho da casa própria se torne um pesadelo de dívidas.

O mesmo vale para depois que você já tiver comprado sua nova casa ou apartamento: mantenha tudo em dia para evitar juros, gastos desnecessários ou deixar o seu nome sujo.

 

  1. Confie no planejamento

Todos nós somos movidos por desejos e medos. Às vezes, este último fala mais alto. Mas quem realmente se planeja detalhadamente consegue realizar qualquer sonho, mesmo que demore um pouco mais. O melhor é adquirir a casa própria sem riscos de perdê-la e sem riscos de não conseguir arcar com as manutenções. Portanto, confie no seu potencial de planejamento e se organize para que seus passos não sejam em falso.

 

  1. Confie na construtora

Pesquise bastante sobre a construtora responsável pelo imóvel que você está interessado, pois isso te dará mais segurança para fechar negócio. Afinal, você está investindo um alto dinheiro e quer em troca tranquilidade, né?

Considere o histórico da construtora, se há prêmios e certificações, a qualidade dos empreendimentos já lançados, o projeto de incorporação, o tempo de mercado, a qualidade de atendimento e, principalmente, as avaliações de outros clientes. Todos esses detalhes vão te garantir a compra de um bom lugar para chamar de seu.

 

Agora que você já percebeu que com foco e determinação o seu sonho pode se tornar realidade, é hora de colocar a mão na massa. Caso você esteja procurando por apartamentos completos e de alta qualidade, confira as opções da Vece Urbanismo. Somos uma construtora que, conforme destacado na dica número 8, você pode confiar! Somos inovadores e tudo o que fazemos é pensado no seu conforto e qualidade de vida.

Quer conferir? Conheça nosso site e se apaixone pelos nossos empreendimentos, localizados em diversas cidades do estado de São Paulo. Aproveite e nos siga no Instagram para receber dicas e conteúdos interessantes. Estamos sempre a disposição para te atender e tirar suas dúvidas.