Inédito no país: Itaú reduz jurus e anuncia linha de crédito imobiliário atrelada à poupança

Uma ótima notícia para você: mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o mercado imobiliário brasileiro segue aquecido no país. O Itaú Unibanco acaba de anunciar um pacote de novas linhas voltadas ao setor, focadas tanto em pessoas físicas quanto nas incorporadoras. O objetivo é atender a demanda de mercado.

Dentre as novas linhas, está a modalidade de financiamento atrelado ao rendimento da poupança, algo até então inédito no país. Também foi anunciada a possibilidade de crédito com a garantia de um imóvel ainda financiado. Por fim, uma linha voltada às incorporadoras, para a construção de imóveis.

Quer entender como vai funcionar? A Vece Urbanismo te explica.

 

Crédito imobiliário

A principal novidade é a linha de crédito imobiliário indexada à poupança. A cobrança será uma taxa fixa de 3,99% mais o rendimento da poupança, hoje em 1,4%, levando à taxa cobrada, caso a contratação fosse hoje, em 5,39%, cerca de 25% abaixo da média cobrada pelo mercado atualmente.

De acordo com o diretor executivo do Itaú Unibanco, Alexandre Zancani, um dos diferenciais é que a poupança tem um teto para o rendimento, de 6,17% pelas regras do Banco Central, fazendo com que a cobrança máxima da nova linha seja de 10,16% ao ano.

Segundo Zancani, a aceitabilidade da nova linha foi bastante boa no período de testes. No financiamento imobiliário tradicional, o banco reduziu a todos clientes a taxa de TR + 7,3% ao ano para TR + 6,9% ao ano. Nessa linha, ao contrário da linha atrelada à poupança, o cliente sabe no momento da contratação quanto pagará durante todo o contrato.

A modalidade valerá para imóveis residenciais, terá até 30 anos de prazo para pagamento e exigirá uma entrada mínima de 18% do valor de avaliação do imóvel.

 

Home equity

O Itaú também acaba de lançar o chamado “home equity”, o crédito com a garantia de imóvel que ainda está financiado. Para essa nova linha, possível após resolução do Banco Central, o cliente com imóvel financiado no Itaú poderá pegar um novo crédito, que poderá ser utilizado para qualquer propósito.

De acordo com as regras, o cliente poderá pegar o mesmo valor do saldo devedor, com a limitação de até 90% do valor do imóvel. O pagamento dessa nova dívida será dividido pelo prazo do financiamento do imóvel que foi dado em garantia.

Interessados em mais informações ou em contratar a nova linha, podem acessar o site do Itaú.

E você, o que achou dessa novidade? Essa é uma notícia que traz a esperança de que o mercado imobiliário continue crescendo, trazendo benefícios tanto para você adquirir seu novo imóvel, para estimular o capital de giro da economia e para os investidores.

Lembramos que se você estiver à procura de empreendimentos repletos de conforto para morar com a sua família no estado de São Paulo, confira as opções da Vece Urbanismo no nosso site. Para receber conteúdos interessantes sobre o mercado imobiliário, nos acompanhe no Instagram.