Morar perto ou em contato com a natureza melhora a saúde e a qualidade de vida!

Já há quem defenda que, sem o convívio com plantas, animais e ar puro, as crianças de hoje serão adultos obesos, nervosos e doentes amanhã. É por este e muitos outros motivos, que a Vece se preocupa em sempre trazer para seus empreendimentos o máximo de áreas verdes. Acreditamos que urbanizar não é só construir, mas sim, pegar tudo de melhor que uma região pode oferecer e transformar isso em algo útil, saudável e proveitoso para quem puder desfrutar daquilo.

Um levantamento da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, revela que morar perto de bosques, parques e jardins está associado a uma maior longevidade e a um menor risco de enfrentar doenças renais e respiratórias, ou padecer com a depressão. Dentro dos estudos e pesquisas feitas por profissionais do local, constataram que habitantes de locais mais próximos da natureza tinham 41% menos chances de morrer por problemas nos rins, 34% por males respiratórios e 13% por alguns tipos de câncer – convém mencionar que a exposição às plantas não afetou, para o bem ou para o mal, o número de óbitos por doenças cardiovasculares e AVC. A teoria defendida por especialistas é de que a natureza estimula a prática de atividade física, reduz a exposição a poluentes, aumenta o engajamento social e melhora a saúde mental.

E tem mais: o convívio com a natureza traz benefícios mesmo quando ela não é de verdade. Em um experimento da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, especialistas convidaram pacientes internados a um passeio virtual. Eles tinham apenas que botar óculos 3D e curtir, no ambiente digital, uma viagem de bicicleta pela costa da ilha britânica. Com a tecnologia, ouviam o mar, o vento e os pássaros sem sair da cama do hospital. Enquanto uns relataram uma incrível sensação de bem-estar, outros disseram que passaram a dormir mais e melhor. É evidente que a natureza virtual não substitui a real, mas que a natureza tem potencial terapêutico, isso tem!

Nos nossos empreendimentos, tentamos trazer este conceito de forma muito presente, de forma que possa ser disfrutado por todos os futuros moradores! No Residencial Malibu, por exemplo, são mais de 43 mil metros quadrados de área verde, com destaque para uma praça de convivência super tranquila e convidativa, um bosque de caminhada com árvores frutíferas para deixar sua atividade ainda mais gostosa e uma vista incrível para a Serra da Mantiqueira que é de tirar o fôlego!

Não basta criar uma sociedade mais saudável e feliz, é preciso ajudar na preservação do meio ambiente. A gente só cuida daquilo que ama e para nós, manter esse contato com a natureza e valorizar/incentivar o cuidado com ela, é primordial!