Quanto Custa Construir uma Casa? Saiba como planejar seu orçamento.

Quanto maior uma construção mais cara a obra? Nem sempre, outros fatores influenciam no valor para construir. Dentre eles, temos os seguintes:

  • Metragem
  • Tipo de terreno
  • Padrão dos materiais de construção e acabamentos
  • Tamanho da equipe de profissionais

Esses são alguns dos itens que mais interferem no custo para construir casa. Além deles, que estão diretamente ligados à obra, existem também as despesas administrativas, que são gastos com documentação, autorizações, impostos e afins.

Para calcular um valor para construir aproximado, existem duas ferramentas online bem úteis e ambas são gratuitas. A primeira é o CUB/m², que indica o valor da obra por metro quadrado levando em conta os custos com materiais de construção e com a mão de obra.

Com o CUB/m², você consegue fazer uma estimativa bem razoável do quanto custa construir uma casa. Isso porque os valores indicados lá variam por estado e por padrão de obra, além de serem atualizados mensalmente.

A outra ferramenta online é o Sinapi, um sistema que permite elaborar orçamentos e também é atualizado mensalmente. Ter acesso a esse tipo de informação ajuda a estimar quanto gasta para construir uma casa e ajuda a administrar melhor os recursos.

 

Usando os valores encontrados no aplicativo, fica simples fazer um cálculo aproximado de quanto você gasta para construir uma casa. O cálculo seria assim: se o valor do metro quadrado é R$ 993,80 e a metragem do lote é 100m², por exemplo, então basta multiplicar um pelo outro. Ou seja, para chegar à resposta de quanto custa construir uma casa, basta multiplicar o valor encontrado no CUB pela área construída.

É claro que é uma estimativa, e não uma ciência exata! É apenas para você preparar o bolso e fazer um planejamento… Se quiser algo mais certeiro, indicamos procurar empresas ou profissionais orçamentistas, ou seja, especializados em fazer orçamentos. Nesse caso, é bom já ter em mente o número de cômodos que deseja e quantos andares quer e todos os outros detalhes.

Você pode também contratar um engenheiro ou arquiteto para fazer seu projeto e, com ele, descobrir quanto custa construir uma casa. Nessa situação, pode ser também interessante mostrar imagens de projetos que te inspiram.

Enfim, com todas essas dicas fica mais fácil saber quanto economizar ou mesmo começar a correr atrás de um financiamento, não é mesmo? Se quiser saber ainda mais, confira a matéria onde ensinamos a calcular o custo da construção com base na Tabela CUB, clique aqui!