Steel frame: saiba o que é e porque usá-lo na construção da sua casa

Se você está planejando comprar um lote e construir a casa dos sonhos, é fundamental que você conheça bem os diversos sistemas construtivos existentes. No artigo de hoje, a Vece Urbanismo vai te explicar o que é o chamado steel frame e porque é tão vantajoso usá-lo na sua obra.

Existem diversos tipos de sistemas construtivos, como: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, wood frame, paredes de concreto, concreto pré-moldado, container e vários outros. Hoje você vai conhecer tudo sobre o steel frame.

Boa leitura!

 

O que é o steel frame?

O steel frame, ou light steel frame, é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Ou seja, que dispensa o uso de tijolos, cimento e concreto. Ele também é chamado de construção seca, pois não utiliza água no canteiro de obras, com exceção da parte da fundação.

Ainda não ficou claro o que é o steel frame? Simples, é só traduzir o termo para o português: estrutura de aço. Ou seja, são aquelas construções em que as colunas, vigas, lajes e telhados são feitos com estruturas de aço. Agora facilitou, né?

O mais interessante de tudo isso, é que o steel frame é uma técnica muito mais sustentável, pois a geração de resíduos é praticamente zero. Como a estrutura é fabricada com as dimensões previamente definidas em um projeto, não há cortes de peças, o que gera também uma construção mais rápida, barata e limpa.

Desta maneira, há uma maior precisão nos cálculos quantitativos, ou seja, na quantidade de material que será utilizado. Muito bom, né?

 

Como ele surgiu?

O steel frame surgiu nas residências americanas no início do século XIX para substituir os perfis de madeira (os chamados wood frame) por perfis de aço. Atualmente é o mais moderno e confiável sistema construtivo utilizado mundialmente, chegando a 90% das casas construídas em países como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Japão.

No Brasil, contudo, menos de 3% das edificações são construídas por esta técnica, principalmente pelo fato de as novas tecnologias demorarem para chegar até aqui. Mesmo assim, esse sistema tem entrado cada vez mais no mercado devido às suas vantagens, principalmente o alto desempenho e sustentabilidade, como você verá a seguir.

 

Sustentabilidade

Como você viu anteriormente, a construção com steel frame gera pouco lixo e não necessita do uso de água. Além disso, o aço galvanizado é um material 100% reciclável. Esse tipo de material passa por um processo que cria um revestimento de zinco sobre a peça, o que evita a corrosão e dá mais segurança às obras ou objetos.

Todas essas características fazem desse sistema uma opção muito mais sustentável do que a alvenaria que estamos acostumados a ver no Brasil.

 

Rapidez

Se você precisa finalizar as construções com rapidez, seja por motivos profissionais ou pessoais, o steel frame é uma excelente opção. Uma obra com esse sistema costuma ficar pronta até 6x mais rápido do que as obras feitas com outros sistemas construtivos.

 

Alta durabilidade

Os materiais utilizados no steel frame são mais duráveis do que os dos outros sistemas, pois, como você viu acima, eles são industrializados e produzidos com matéria-prima de qualidade, após passar por um rigoroso controle.

 

Ganho de espaço interno e personalização

Enquanto na alvenaria é necessário a produção de pilares e vigas que ocupam espaço, no steel frame as estruturas metálicas promovem um ganho de até 4% de área. Essa é uma das principais vantagens desse sistema construtivo, pois permite que o arquiteto crie projetos muito mais criativos e com mais possibilidades para você.

Com isso, torna-se possível o uso de vários outros acabamentos internos e externos, como por exemplo o drywall, uma placa de gesso pré-fabricada, encapada com papelão ou fibra de vidro. As possibilidades são diversas!

 

Gostei! E agora?

Se depois de conhecer todas as vantagens do sistema steel frame você está cogitando aplicá-lo na sua construção, saiba que o primeiro passo é analisar se a técnica é permitida no empreendimento que você tem em mente.

A boa notícia é que se você mora ou deseja morar em Caçapava, no interior paulista, a Vece Urbanismo já pensou em tudo isso para você: o Residencial Santa Monica e o Residencial Malibu são os únicos empreendimentos que permitem esse tipo de construção na região.

Depois é só contratar um arquiteto e idealizar o projeto. Como você viu, a obra será finalizada com muita rapidez e logo você já poderá morar na sua casa dos sonhos, feita a partir de materiais sustentáveis e de qualidade.

 

Quer saber mais?

A Vece Urbanismo está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a permissão para construir com steel frame nos seus empreendimentos. Você pode entrar em contato conosco pelo nosso site, Facebook ou Instagram.

Aproveite para conferir as vantagens incríveis do Residencial Malibu e do Residencial Santa Monica. Te garantimos: você vai se apaixonar.

 

Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Acompanhe nosso blog para descobrir mais conteúdos interessantes como esse!