TIJOLOS ECOLÓGICOS: Conheça as vantagens!

Os tijolos ecológicos são a melhor opção para quem está pensando em construir seu imóvel. Ele é composto por areia argilosa, água e um pouco de cimento, que são comprimidos em uma prensa mecânica para ganhar o formato, sem precisar ir ao forno à lenha (diferente dos tijolos convencionais). São conhecidos também como “bloco de terra comprimida” ou pelas siglas “BTC”. Confira algumas das vantagens em adotar o uso deste tipo de tijolo:

1 – Economia
Usando tijolos ecológicos nas obras, é possível obter uma economia de até 50% na construção de uma parede em relação ao uso dos seis furos do tijolo comum. Não é preciso usar madeira, com isso temos uma economia de 100% com relação a caixarias dos pilares, vergas e contra-vergas. A economia de 100% é também com relação à massa de assentamento, pois os tijolos ecológicos possuem um encaixe perfeito e não necessitam do uso da mesma. Além de tudo isso, a durabilidade dos tijolos ecológicos chega a ser seis vezes mais do que os tijolos convencionais, por serem mais resistentes.

2 – Tempo de Construção
O tempo de construção é mais rápido com os tijolos ecológicos, geralmente em 30% com relação à alvenaria convencional.

3 – Segurança
Quanto à estrutura, podemos dizer que as colunas construídas com os tijolos ecológicos são mais seguras, pois há uma melhor distribuição da carga de peso sobre as paredes.

4 – Não precisa de acabamento
Para quem gosta de um modelo mais rústico, pode deixar a construção apenas com os tijolos ecológicos, pois já possuem um acabamento básico e necessitam apenas de um impermeabilizante a base de silicone ou acrílico e um rejunte flexível, que pode ser encontrado em várias cores. Em caso de uso de azulejo, o mesmo poderá ser aplicado direto no tijolo.

5 – Isolamento Térmico e Acústico
Os tijolos ecológicos formam um isolamento acústico, pois possuem apenas dois furos, diminuindo assim o ruído provocado no interior da casa. Além disso, quando usamos estes tijolos, podemos dizer que estamos criando um tipo de isolamento térmico, ou seja, nos dias de calor o interior da casa se torna fresco e nos dias de frio, o interior da casa se torna mais quente.


Os furos que contém no tijolo ecológico servem para que o ar evapore, evitando a formação da umidade que pode causar danos à saúde e também aos materiais. Quanto a instalações hidráulicas e elétricas, as mesmas são embutidas nos próprios furos dos tijolos, evitando a quebra dos mesmos.

Embora esse modelo custe o dobro dos tijolos convencionais de alvenaria, a gente acredita que no fim das contas, vale muito mais a pena investir em um produto que vai te dar garantia de qualidade e segurança por mais tempo, com benefícios que só os tijolos ecológicos conseguem proporcionar. E tudo isso sem falar que na ajuda ao meio ambiente, né? 😉 E aí, o que achou? Compartilhe com seus amigos, estas informações podem ser úteis para eles também!